Skip to content
Inclusão não é sinónimo de tratamento igual!
Neste Dia da Criança tento responder a uma pergunta…

Qual é a importância da Inclusão?

Esta foi a pergunta lançada por uma professora para responder para alunos do quinto ano da Escola secundária de Carcavelos.

Podem assistir à minha explicação sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência neste vídeo que tem a duração de 7’23”.

E o que é a inclusão?

A inclusão é a capacidade que temos em “aceitar” aqueles que nos rodeiam – de acordo com as suas caraterísticas.

A integração ou a inclusão só é plena quando qualquer cidadão tem a capacidade de participar em qualquer atividade ou aceder a qualquer ambiente da sociedade com total autonomia, sem ser discriminado por fatores sociais, económicos ou crenças.

Quando se aborda a inclusão para as pessoas com deficiência, a salientar que não é só suficiente dar acesso aos mesmos lugares. É preciso trabalhar para que as pessoas com deficiência tenham as mesmas oportunidades que as pessoas normativas, criando e promovendo medidas específicas para as pessoas com deficiência. E que, assim, se possa almejar uma sociedade mais justa e equitativa.

Até porque inclusão não é sinónimo de tratamento igual! Mas, sim, é o trabalho de desenvolvimento e promoção de medidas que garantam Direitos Humanos, para todos/a, procurando corrigir os desequilíbrios que existem na sociedade, pretendendo-a (e fazendo-a!) mais justa e equitativa. Mais não seja porque quando há uma tentativa de inclusão através do tratamento igual entre pessoas com características diferentes, estaremos a favorecer a desigualdade.

Quando forem criados “grupos de trabalho” para elaboração de medidas de inclusão para as pessoas com deficiência, não se esqueçam de consultar as próprias pessoas com deficiência! É como diz aquela “velha” máxima: «NADA PARA NÓS, SEM NÓS…».B 

Pedro Teixeira

Pedro Teixeira

Skip to content
Send this to a friend