Catarina Oliveira

Catarina Oliveira

Catarina Oliveira, jovem de 31 anos, residente na cidade do Porto, que uma infelicidade na vida não a faz baixar os braços. Numas férias a sua vida mudou por completo, hoje em dia assume-se uma pessoa feliz com o seu canal de YouTube tem por missão mudar as mentalidades sobre as pessoas com deficiência.

Chamo-me Catarina Oliveira, tenho 31 anos e sou do Porto. Sou Finalista do curso de Nutrição da Universidade do Porto, faço parte de uma dupla de Dj e tenho um canal no YouTube. A minha vida seguia normal como a de tantas outras pessoas, até que há quatro anos enquanto estava de férias no brasil tive uma inflamação na medula, de causa até hoje desconhecida, que fez com que ficasse paraplégica e por isso que passei a utilizar cadeira de rodas. 

Com esta brutal mudança tudo na minha vida se transformou, e hoje em dia já perfeitamente adaptada a minha nova realidade, um dos principais objetivos que tenho é de mudar mentalidades, quebrar preconceitos e tabus relacionados com as pessoas com deficiência. 

Há quatro anos atras nem sequer pensava nestes assuntos, mas hoje em dia, sendo esta a minha realidade, mas também independentemente disso, percebi que ainda vivemos numa sociedade muito capacitista. 

Encontrei na minha voz uma possibilidade de expor muito abertamente, de uma forma muito direta e até com algum humor assuntos ligados a PCD (Pessoas Com Deficiência) para que as pessoas mudem a sua visão sobre nós. 

Já tive oportunidade de dar entrevistas, ir a escolas, a empresas falar um pouco da minha história e do que me aconteceu e sobretudo passar a mensagem e o testemunho da capacidade do ser humano se reinventar e ser feliz mesmo após uma adversidade como a que me aconteceu.

Estou muito convicta de que só assim, com conversas abertas e informais sobre este tema, com o facto de pessoas com deficiência serem vistas, terem representatividade é que lentamente vamos conseguir mudar a visão que muita gente tem sobre nós.

Beijinhos

Catarina Oliveira 

Recommended Posts